Tingimento de plantas
- naturezapelosmeuso
- 14 de mai.
- 2 min de leitura
Vocês já viram flores tingidas?
Um exemplo bem comum (e lindo) são as orquídeas azuis, muito vendidas em supermercados e lojas de flores. A primeira vez que eu vi essa orquídeas, eu fiquei doidinha, porque é minha cor favorita e eu nunca tinha visto flores azuis! Quase comprei, mas ouvi alguém dizendo que ela não seria mais azul quando nascesse de novo e deixei pra lá, fiquei só na vontade mesmo.
Há alguns anos, eu fui no Ceasa e fiquei apaixonada pelos crisântemos coloridos. Tinha de todas as cores, azuis, vermelhos, amarelos, rosas, roxos, coloridos e eram lindíssimas! Como eu queria fazer arranjos para uma festa, comprei o vermelho e os vasos ficaram perfeitos! Na época, eu pesquisei sobre os corantes de plantas, e li que não são perigosos ou tóxicos, por serem à base de produtos naturais; então me senti à vontade para comprá-las. Tempos depois comprei crisântemos azuis, maravilhosos!
Os corantes usados para tingir flores são os corantes líquidos que usamos na culinária, corantes próprios para flores ou tinta spray. O tingimento por corante alimentício parece ser o mais simples. Eu já usei corantes alimentícios para fazer drinks; eles vêm em vidros pequenos e as cores mais comuns são amarelo, vermelho, verde e azul, mas podem ser misturadas para criar outras cores.
Para tingir as flores, tem que diluir o corante (a quantidade de corante varia de acordo com o tom que quer atingir) em uma jarra com água que caiba todo o caule da flor. Se cortar o caule em 45 graus com uma tesoura, a flor irá absorver melhor o corante. O tempo varia com a cor que deseja, mas geralmente leva umas 2 horas para absorver a tinta. Depois é só trocar a água!
Existem também os corantes específicos para plantas e os corantes em spray, que são usados pelos floristas. Eles têm uma variedade maior de cores, a pintura é feita diretamente nas pétalas, e acredito que seja mais complicado.
Trouxe esse assunto hoje porque ontem fui em uma loja e encontrei algumas plantas com cores bem fortes e por um momento pensei que fossem artificiais... essas acredito que tenham sido tingidas com tinta mesmo, de tão forte que estavam!
Minha opinião: gostei dos crisântemos que comprei, porque eram flores que usei em arranjos e depois morreram. Não sei se compraria uma planta ou flor que estivesse em vaso, porque depois que morresse ela não nasceria mais com aquela cor, a não ser que fosse para algo específico. Como eu fotografo a natureza que encontro pelo meu caminho, estou acostumada com as cores naturais e acho que são de uma perfeição incrível.
Referências:
MAEVA, Malori. Como tingir flores. WikiHow.
Comments