top of page

A lenda dos ipês: belezas que encantam

Os ipês são árvores apaixonantes! Eles florescem apenas uma vez ao ano e, em alguns lugares, como na cidade onde moro, a época da floração deles é considerada um evento esperado por todos. É o momento de todos irem pras ruas pra fotografar essas maravilhas, e olha que tem gente fazendo isso, viu? 

Eles florescem nos meses de seca (na região do cerrado, onde moro; em outros estados, eles florescem na época das chuvas), na estação do inverno. 



Há alguns anos eu recebi de uma pessoa que me segue no Instagram um texto chamado "A Lenda dos Ipês". É um texto lindo e eu passei muito tempo procurando a autoria desse texto, que acredito ser de José Hermes Sandoval Braga, e compartilhado em várias páginas da Internet.


Eu postei há alguns dias no Instagram e fiquei impressionada com a repercussão! Pessoas comentando que ficaram emocionadas com o texto, que sabiam que havia uma ligação dos ipês com Deus, que imaginavam ser algo bom, porque se sentem alegres vendo os ipês, e assim por diante... impressionante como as pessoas acreditam mesmo no poder da natureza e a consideram um presente divino, principalmente os ipês. Teve gente associando a lenda à vida humana, com relação à resiliência e vida mesmo nos momentos mais difíceis (associando com o inverno e a seca). 


Eu fiquei muito feliz com tanto alcance e pelos comentários bonitos que as pessoas fizeram nesse post específico da Lenda dos Ipês. Nunca tanta gente tinha visto uma publicação minha! Estou acreditando mesmo no poder dos ipês! 


Eu adoro os ipês, adoro as flores e as cores, fico esperando o ano todo por eles. Adoro fotografá-los, fico feliz quando vejo um ipê florido e não sei se a rapidez com que as flores duram faz com que exista uma certa magia em torno deles, mas só sei que eles realmente mudam o clima da cidade, deixando-a mais alegre, mesmo nos períodos de seca bem brava. 



Começando pelo roxo, passando pelo amarelo, rosa, verde e branco, a cidade se enfeita! De alguns anos pra cá, alguns não têm seguido muito a "ordem" de floração, e a gente consegue ver de duas ou três cores ao mesmo tempo, o que é maravilhoso! Quanto ao verde, quando o vi pela primeira vez, fique tão feliz! Como ele é raro, fico de olho pra ver quando ele (só conheço um...) floresce pra admirá-lo bastante! 


A Lenda dos Ipês (de José Hermes Sandoval Braga)

Quando Deus estava preparando o mundo, se reuniu em uma tarde com todas as árvores. Ele pediu para que cada árvore escolhesse que época gostaria de florescer e embelezar a Terra. Foi aquela alegria.

Outono, verão, primavera, diziam elas.

Porém, Deus observou que nem uma escolhia a estação do inverno.

Então Deus parou a reunião é perguntou:

– Por que ninguém escolhe a época do inverno?

Cada um tinha sua razão.

– Muito seco! Muito frio! Muitas queimadas!

Então Deus pediu um favor.

– Eu preciso de pelo menos uma árvore, que embeleze o inverno, que seja corajosa, para enfrentar o frio, a seca e as queimadas. E no inverno, a Terra precisa de flores para embelezar o ambiente dos homens….

Todas árvores ficaram em silêncio.

Foi então que uma árvore quietinha lá no fundo, balançou as folhas e disse:

– Eu vou! Eu quero florescer no inverno.

E Deus, com um sorriso, perguntou:

– Qual seu nome minha filha?!

– Me chamo Ipê, Senhor!

As outras árvores ficaram espantadas com a coragem do Ipê em querer florescer no inverno. Então Deus respondeu:

– Por atender meu pedido farei com que você floresça no inverno não só com uma cor, mas com muitas cores. Para que também no inverno o mundo seja colorido. Como agradecimento, terás diferentes cores e texturas, sua linhagem será enorme.

E assim Deus fez uma das mais lindas árvores que dá cor ao inverno.

E por isso temos os Ipês roxo, amarelo, branco, rosa e verde, com suas variações. 


Pra quem acredita, eles são presentes divinos mesmo! 


Comentários


bottom of page