top of page

O outono

O outono é a estação em que o céu começa a ficar bonito, mais limpo, e o pôr do sol fica incrivelmente lindo. É a época em que as chuvas param, mas ainda não chegou a seca, e o clima fica agradável (às vezes até um pouco frio pro meu gosto...).


É uma época de transição, quando as árvores perdem as folhas, se preparando para uma nova fase. Pesquisei a origem do nome "outono" e ela tem origem no latim e no grego. No latim, autumnus significa "tempo de ocaso", momento em que as folhas mudam de cor (aliás, elas ficam lindas!) e é tempo de colheita, uma transição para o inverno. No grego, aútumnos está relacionada à maturidade e colheita, pois no outono muitas plantas e frutos amadurecem. 


Um dos meus sonhos é passar o outono no hemisfério norte, para fotografar as inúmeras árvores coloridas do outono. Aqui tive poucas oportunidades de fotografar árvores com folhas coloridas, mas no outono temos muitas plantas florescendo e que me deixam muito feliz.



Uma delas é o cipó de São João, com sua cor laranja viva, usada em caramanchões e cercas-vivas, uma maravilha! 


Cipó de São João sobre um pergolado, com bancos abaixo.

Uma das coisas que adoro nessa época do ano é que geralmente no final do outono começa a floração dos ipês!!! Muitas vezes encontro ipê roxo florido ainda no outono, continuando pelo inverno adentro. É o inicio de uma das épocas mais lindas do ano no cerrado! 

  

Ipê roxo em meio a outras árvores, com o céu azul ao fundo.

Todas as estações têm seus encantos e os do outono são, com certeza, os momentos em que o sol se põe e o céu ganha um colorido incrível, um verdadeiro espetáculo de beleza! 


Pôr do sol.

Referências:

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page