Cuidados com a câmera
- naturezapelosmeuso
- 21 de jun.
- 3 min de leitura
Hoje me deparei com alguns problemas na minha câmera que eu desconhecia. Não sou fotógrafa profissional, sou uma pessoa apaixonada por fotografia e que cismou em sair registrando a natureza que encontro pelo caminho. Quero muito fazer cursos de fotografia e aprender cada vez mais, mas enquanto isso uso muito o celular e em alguns momentos a câmera (as fotos aqui são todas de câmera e a grande maioria das fotos do meu Instagram são de celular).
A câmera que eu utilizo foi comprada pela minha filha, há mais de 10 anos. É uma Canon T5, e eu estou aprendendo a manuseá-la aos poucos (o celular é tão mais fácil!). Ela já passou por uma limpeza (feita por um profissional), porque estavam aparecendo alguns pontos pretos nas minhas fotos... e quantas fotos lindas que eu perdi por causa dessas pequenas manchas! Como eu não edito fotos, isso me incomodou e eu procurei uma loja especializada em conserto de câmeras para arrumar.
Há poucos dias, notei as manchas novamente e resolvi levá-la para limpeza logo, antes de começar a aparecer os ipês, que eu adoro fotografar. Levei na loja novamente e fui orientada quanto a algumas coisas que eu faço com frequência e não deveria...
Eu costumo mudar de lente (da 18-55 para a 75-300) quando eu vejo algo que me interessa, como, por exemplo, um pássaro no alto de uma árvore, que me faz querer fotografar bem de pertinho. Eu não sabia o tanto que isso prejudica a câmera, porque entra poeira e vai acumulando sujeira; evitarei essa troca com tanta frequência a partir de agora.
Outra coisa que fui informada foi sobre a proteção da lente, uma vez que ela é um pouco gelatinosa e pode danificar facilmente se algo entrar em contato com ela. Então, comprei um filtro UV, que protege mecanicamente contra danos, e também a própria câmera contra os raios do sol (principalmente se for fotografar na praia ou em um dia muito ensolarado). Poderia ser o filtro neutro também, porque não queria nada que interferisse na imagem, mas preferi o UV por ter dupla funcionalidade.

Na loja, encontraram uma marca no visor da câmera, como um arranhão, provavelmente causado por um cotonete. Confesso que não sei quem fez isso, se foi eu, minha filha ou alguém que tentou ajudar a limpar. Não interfere na imagem, mas é algo para se prestar atenção, certo? Fui orientada a não tentar limpar, porque é muito sensível. Eu vi que na loja usaram um produto específico pra fazer isso, portanto procurem sempre uma ajuda profissional, de alguém que entenda!
Um outro problema, e que considero o mais grave... Eu não tinha uma bolsa apropriada para carregar a câmera com as lentes. Na verdade, minha filha tem uma, mas como só cabe a câmera com a lente padrão, eu passei a carregar em uma mochila para levar as duas lentes. E essa mochila caiu. Resultado: quebrou a baioneta de uma lente, e terei que fazer essa troca. Claro que já providenciei uma bolsa adequada, para carregar a câmera e as lentes. Agora terei cuidado total.
Um outro fator foi com referência ao cartão de memória. O que estou usando é um microSD, com um adaptador, mas me informaram que o processamento é mais lento. Então, pretendo providenciar um cartão de memória adequado para câmera fotográfica em breve.
Pode até parecer que eu sou muito displicente com o equipamento. Confesso que às vezes eu quero aproveitar o momento e não tomo o cuidado devido, mas agora aprendi e com certeza serei muito mais cuidadosa. Afinal de contas, é com ela que consigo fazer minhas fotos que eu tanto gosto, não é mesmo?
Comments